Iniciando com Git

Olá a todos,

Para você que entrou de paraquedas nesse post e não tem ideia do que é Git.

Git é um sistema de controle de versões distribuído, usado principalmente no desenvolvimento de software, mas pode ser usando para registrar o histórico de edições de qualquer tipo de arquivo.

Irei dividir esse post em etapas, caso já saiba de alguma etapa pode ir passando para a próxima.

  1. Instalação
  2. Configurações iniciais
  3. Iniciando um projeto
  4. Realizando primeiro commit

1 – Instalação

O Git funciona em Mac OS X, Windows e Linux então não precisa se preocupar com a sua plataforma. Clique nesse link para baixar o Git para seu computador https://git-scm.com/downloads .

2 – Configurações iniciais

Se a instalação ocorreu como o esperado, se você abrir o seu terminal ou prompt de comando e digitar git irão aparecer algumas informações sobre os comandos do Git.

Próximo passo vai ser configurar seu nome e Email para reconhecimento dos commits (ainda vamos falar o que são commits) realizados posteriormente.

Primeiro vamos configurar seu nome, abre o terminal e digite esse comando a seguir:

git config –global user.name “seu nome”

Agora configurando seu email:

git config –global user.email “seuemail@email.com”

Esse comando “–global” indica que em qualquer projeto que utilize Git em seu computador ele ira utilizar esse dados para o commit, mas em caso de mudança desses valores para um único projeto é possível ir na pasta do projeto a partir do terminal e digitar esses comandos sem o “–global” e as configurações estão salvas somente para aquele projeto.

3 – Iniciado um projeto

Caso já tenha iniciado um projeto em seu computador, o primeiro passo é abrir o terminal, ir até o diretório do seu projeto e digitar git init

Com isso o Git ira criar uma referencia do projeto no seu computador, após esse passo é necessário criar um repositório em alguma plataforma como o GitHub.

Após a criação do seu repositório online, ele ira receber um diretório e assim é possível sincronizar seu projeto local com o projeto online para isso é necessário usar o seguinte comando:

git remote add origin https://github.com/user/repo.git

Caso não exista um projeto ainda em seu computador, é possível iniciar o repositório no servidor (GitHub e etc) pegar link do repositório e abrir o terminal até o local onde deseja iniciar o projeto e digitar:

git clone https://github.com/user/repo.git

4 – Realizando primeiro commit

No contexto de ciência da computação e gerenciamento de dados, commit refere-se à ideia de fazer permanentes um conjunto de mudanças experimentais. Uma utilização popular está no fim de uma transação. – Wikipedia

Após realizar suas alterações no código, abra seu terminal na pasta de seu projeto e digite:

git add .  (Adiciona todos os arquivos na pasta)

git commit -m “Mensagem das alterações realizadas”

git push origin master

E pronto, seu primeiro commit foi realizado!

Se você for a página de seu repositório online poderá observar os arquivos que realizou upload 🙂

Termino esse post por aqui pessoal, qualquer dúvida, deixe um comentário.

Deixe uma resposta